terça-feira, 26 de setembro de 2017

Preconceito não é ideologia, mas sintoma de transtorno de personalidade psicopática!

Preconceito não é ideologia, mas sintoma de transtorno de personalidade psicopática!

Nas mentes pequenas e preconceituosas todas as ideias se tornam pequenas; nada se aproveita, nem se transforma em benefício para a humanidade, mesmo quando subjaz, nas entrelinhas do discurso, algo de minimamente proveitoso. O cadinho de inspiração logo se dilui na intolerância, e as ideias mais nobres se perdem na mesquinhez do caráter.

Preconceito não é ideologia; é sintoma de transtorno de personalidade psicopática! Ele se disfarça de ideologia para manipular os que entregam a outrem a sua capacidade de refletir. Ideologia é uma forma de pensar sobre a realidade, enfim é um sistema de ideias, pensamentos e doutrinas políticas, morais e sociais que legitima o poder da classe dominante (se necessário, com a alteração superficial do status quo, a velha história dos anéis e dos dedos) ou o desejo revolucionário da classe dominada. Ideologia — seja ela hegemônica ou subordinada — indica persuasão e convencimento pela palavra, e não pela força física, grito histérico, ofensa ou alienação da consciência.

Pensamentos de menosprezo à alteridade revelam um psicopata narcisista, alguém que, tendo a mente pequena e preconceituosa, precisa subir no ombro alheio para se sentir poderoso. O preconceito, ao contrário da ideologia, não se alimenta da razão, mas da irracionalidade. E os psicopatas têm plena consciência dessa irracionalidade perversa. Na verdade, eles sentem prazer com o sofrimento alheio, em especial quando decorre das suas ações e opiniões. Eles não são psicóticos, estes, sim, pessoas doentes, que não possuem consciência dos seus atos, nem do eventual sofrimento que causam, já que sofrem de delírios e alucinações que distorcem a percepção da realidade. O psicopata, ao contrário do psicótico, sabe que as suas palavras são irracionais, mas as propaga ainda assim, não porque acredite que sejam reais, mas porque sabe que causarão dor nas pessoas a quem ele dirige a sua intolerância.

Conceder à intolerância o status de ideologia significa reconhecer algum valor na argumentação dos psicopatas que a defendem. Não imagino o nazifascismo como ideologia, assim como não é ideológica a ideia de supremacia branca ou o totalitarismo de gênero. Isso é sintoma de psicopatia, pura e simplesmente! Ou você acha que Adolf Hitler, Heinrich Himmler e Josepoh Goebbels eram ideólogos? Ou que a famigerada Ku Klux Klan tem algum ser pensante em seus quadros? Para mim, eles não passam de um bando de psicopatas! Dar-lhes voz e significado ideológico é onda demais para gente de menos.

Jorge Araken Filho, apenas um coletor de palavras perdidas nos ermos do tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário